A Gibiteca Municipal Marcel Rorigues Paes, mais conhecida como Gibiteca de Santos, localizada à beira da praia, é um confortável local onde os entusiastas dos quadrinhos poderm se sentir à vontade bem no coração da ensolarada Baixada Santista. Foi inaugurada em 1992 e vem recebendo doações desde então. Hoje a Gibiteca conta com um acervo que, segundo a simpaticíssima funcionária dona Sílvia, ninguém nunca contou, mas estima-se que chegue a 20 mil exemplares. A Gibiteca fica no Posto 5 dos bombeiros, um dos sete postos espalhados pela orla da praia de Santos, onde o Corpo de Bombeiros divide seu espaço com atividades culturais. Os outros postos têm atrações que incluem um cinema e uma escola pública de surf.
O espaço é pequeno, porém bem aproveitado. Ao entrar, o visitante se depara com as estantes repletas de quadrinhos para livre leitura, mesas, cadeiras, uma parede, onde acontecem exposições de cartunistas, e um funcionário de plantão. A sorridente dona Sílvia era a funcionária no horário em que fiz minha visita, um sábado à tarde. Segundo ela, a Gibiteca tem um público bastante variado, composto em grande parte pelas pessoas que frequentam os cursos oferecidos no local. São cursos que têm a ver com o mundo dos quadrinhos, como técnicas de desenho e roteiro. Geralmente acontecem nas tardes de sábado, sempre gratuitos, mas com vagas limitadas, então é necessária inscrição prévia no local ou por telefone. No momento da minha visita, uma aula deveria começar, mas o professor simplesmente faltou. Dona Sílvia me garantiu que foi um caso isolado.
Uma curiosidade sobre o público frequentador da Gibiteca é que, segundo dona Sílvia, moradores de rua costumam visitar o espaço para ler quadrinhos também. Não havia nenhum lá no momento de minha visita, e dona Sílvia garantiu que eles não causam nenhum problema, apenas sentam e leem como qualquer outro visitante.
O acervo da Gibiteca atende a praticamente todos os gostos. Há muitos mangás, boa parte antigos, como Dragonball e Lobo Solitário. Há produções brasileiras como Holy Avenger, Turma da Mônica (mais de um décimo do acervo) e Didi e Lili. Muita coisa da Disney, muitas revistas de humor como MAD e a rara Geraldão, e quadrinhos clássicos como Asterix e Tintim. Marvel e DC, arrisco dizer, ocupam quase um quarto das estantes. Há desde sagas clássicas das décadas de 80 e 90, até edições recentes, como Reinado Sombrio, da Marvel.
Cem por cento do acervo é proveniente de doações. A única contribuição da prefeitura são as assinaturas de jornais, os quais podem ser consultados livremente nas mesas de leitura. As exposições na parede do espaço que não está tomada por estantes são sempre de cartunistas mostrando seu trabalho. Para expor, o artista deve entrar em contato com a Secretaria da Cultura de Santos. Mesmo procedimento para profissionais da área que queiram dar cursos ou oficinas. Há também exposição dos trabalhos dos alunos dessas oficinas.
A Gibiteca de Santos fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n, Boqueirão, Posto de Salvamento nº 5. Telefone: (13) 3288 1300. Funciona de segunda a sábado das 9 às 19 horas e no domingo das 9 às 14.
O contato da Secretaria de Cultura de Santos encontra-se neste endereço.
Parabéns pelo novo acervo de Quadrinhos vindo de Amadora. Vera
Copyright © Projeto Quadreca, 2024. Todos os direitos reservados.
Design por Daniel Argento e desenvolvimento por Nathália Dimambro.